Dr. Kléber Fontolan fala da importância da quiropraxia para a saúde

De acordo com o quiropraxista e diretor da Clínica Vitapraxis Dr. Kleber Fontolan, no Brasil as pessoas procuram o quiropraxista quando sentem dor, pois não sabem que a quiropraxia além de tratar dores também previne problemas de coluna e articulares bem como pode otimizar a saúde.

"A quiropraxia acaba tratando as dores pois quando você desalinha uma articulação, a musculatura se contratura para proteger e estabilizar essa articulação e isso acaba causando dores", explica Dr. Fontolan.

O quiropraxista salienta que o ajuste vertebral permite que a musculatura relaxe, que endorfinas sejam liberadas e que o fluxo nervoso flua melhor pela coluna bem alinhada.", destaca.

Relaxando a musculatura, a sobrecarga na articulação diminui, e a sobrecarga nas articulações é uma das causas mais importantes para os desgastes. Além da sobrecarga biomecanica causada pelo desalinhamento vertebral, outras sobrecargas também são importantes como a emocional e a postural.

Segundo Dr. Fontolan, o cérebro produz todos os comandos fundamentais para existir vida, e esses comandos passam pelo meio da coluna vertebral através da medula. "Entre uma vértebra e outra saem pares de raízes nervosas, que transmitem os sinais do cérebro para o resto do corpo. Se o paciente tiver uma interferência como o desalinhamento, que por sua vez pode irritar a raiz nervosa, diversos sintomas podem surgir, como por exemplo, dores de cabeça, enxaqueca, vertigem e tonturas", comenta o quiropraxista.

Atendimento para gestantes e bebês

A quiropraxia é importante para a saúde da mãe e do bebê. As gestantes, a partir do terceiro mês de gestação, costumam apresentar dores na coluna, devido ao aumento de peso e mudança da postura, sendo essa uma das causas mais comuns para as dores nas costas.

"As gestantes normalmente chegam aqui com ciatalgia (dor no ciático) e dores na região lombar. Elas recebem o tratamento durante a gravidez, criam consciência da importância da quiropraxia para a saúde e quando o bebê nasce, a mãe costuma trazer o bebê para fazer a avaliação com o Quiropraxista", conta o diretor da Vitapraxis.

Conforme Dr. Fontolan, a quiropraxia pode melhorar a saúde dos bebês, pois se criança crescer sem as interferências nervosas, é provável que tenha mais qualidade de vida, pois o cérebro se comunicará melhor com o resto do corpo. "A quiropraxia também ajuda o bebê a se desenvolver melhor dentro da barriga da mãe, inclusive existem manobras que auxiliam o encaixe do bebê na pelve da mãe facilitando o parto normal", conta.

Quiropraxia é fundamental para atletas

Na área esportiva a quiropraxia é fundamental. Praticamente todos os atletas de elite, são ajustados antes das competições, por um quiropraxista. Entre os atletas que utilizam a quiropraxia para melhorar seu desempenho físico estão Usain Bolt, Kelly Slater, Tiger Woods e Michael Jordan.

Segundo Dr. Kleber Fontolan é muito importante que os hábitos do paciente sejam saudáveis para ajudar no tratamento. Praticar atividade física, melhorar a postura, reduzir a sobrecarga, o estresse e a ansiedade, bem como consultas regulares ao quiropraxista podem reduzir os problemas na coluna.

Dr. Kleber Fontolan fala da importância da quiropraxia para a saúde